Rua General Torres n.º 1222, piso -1, Sala 9
4400-164 Vila Nova de Gaia
910 673 999
Os pais interessados em fundar uma associação deverão solicitar à Direção da Escola que convoque uma Reunião Geral de Pais da Escola.
Nesta reunião, sendo decidida a constituição de uma associação, será eleita uma Comissão Instaladora, com o objetivo de elaborar os Estatutos e iniciar o processo de constituição da Associação de Pais:
Depois da AG é necessário elaborar a Ata da Assembleia, assinada pela mesa, e publicar os Estatutos, enviando por e-mail para a Secretaria Geral do Ministério da Educação dsjc@sg.min-edu.pt os documentos:
Após a receção destes documentos, a Secretaria-Geral procede ao registo e promove a publicação gratuita dos estatutos na página http://publicacoes.mj.pt/ (consultar pelo nome da associação).
Depois da publicação dos estatutos:a comissão instaladora, reúne para formar uma lista e convocar uma Assembleia Geral para eleição dos órgãos sociais e aprovar o Plano de Atividades e/ou orçamento, de acordo os estatutos aprovados;
De acordo com o número 1 do artigo 5.º dos Estatutos desta Federação:
“Os associados da Federação podem ser efetivos, honorários e beneméritos.
1 – São membros efetivos:
a) As Associações de Pais e Encarregados de Educação, criadas no âmbito dos estabelecimentos de ensino oficial, particular ou cooperativo, deste concelho, com estatutos depositados na Secretaria Geral do Ministério da Educação e que tenham órgãos sociais eleitos, no respeito pela lei geral em vigor;
b) A admissão dos membros efetivos faz-se por deliberação do Conselho Executivo da Federação, cabendo eventual recurso para a Assembleia-Geral da Federação.”
Mantenha-se a par de todas as novidades do MAP – Movimento Associativo Parental