“A parentalidade constitui uma das experiências mais gratificantes do ser humano, o que não impede que seja também considerada como “a tarefa mais desafiante e complexa da idade adulta”

 

(Zigler, 1995, p. XI).

 

Ser Mãe, Pai ou Encarregado de Educação, foi sempre uma missão difícil e hoje, continua a ser o maior dos desafios do ser humano.  A pensar nesta difícil e complexa missão de educadores, a FEDAPAGAIA tem vindo a proporcionar aos Pais de Gaia o acesso a sessões de Capacitação Parental centradas na metodologia da “Parentalidade Positiva”.

Esta ações de capacitação tem com objetivos:
» Identificar os modelos familiares e as diferentes formas de parentalidade;
» Colaborar coma família na defesa do superior interesse da criança;
» Conciliar a vida familiar com a atividade de ama

percorrem conteúdos programáticos como:
» Evolução e perspetivas da dinâmica familiar;
» Diversidade de modelos familiares;
» Formas de parentalidade: biológica, apadrinhamento civil, acolhimento familiar e tutela;
» Colaboração com a família conciliação da vida familiar e profissional;

Fique atento às próximas edições.

 

O grau de responsabilidade jurídica e fiscal exigido aos dirigentes das organizações ditas, entidades setor não lucrativo, é atualmente elevado, pelo que é fundamental desenvolver e melhorar o desempenho dos seus dirigentes associativos.

Ao promover estas ações de formação, a FEDAPAGAIA tem como capacitar os dirigentes das Associações de Pais de Gaia a sua capacitação não só nas áreas jurídica e fiscal,  mas também em áreas socioeducativas que favorecem as boas relações dentro da comunidade educativa.

As edições anteriores, registaram a satisfação dos formandos, a quem foi atribuído o certificado de formação, reconhecido pela DGERT, através do apoio da empresas certificadas.

Na primeira edição, o Escritório de Advogados, NUNO CEREJEIRA NAMORA, PEDRO MARINHO FALCÃO & ASSOCIADOS,  assumiu pro bono a responsabilidade dos módulos de Fiscalidade e Legislação, disponibilizando a Dra. Adriana Monteiro como formadora. Enquanto especialista em direito fiscal, a Dra. Adriana partilhou com os formandos para além das obrigações fiscais das associações, também as responsabilidades legais das organizações e dos seus dirigentes.

 

Estas ações de formação são organizadas em módulos e procuraram fornecer aos dirigentes do movimento associativo parental, as noções fundamentais, capacitando-os não só nas áreas da FISCALIDADE e da  LEGISLAÇÃO, mas também disponibilizar ferramentas que facilitem a LIDERANÇA, utilizando eficazmente a COMUNICAÇÃO na GESTÃO DOS CONFLITOS no domínio da ORGANIZAÇÃO ESCOLAR.