constituir uma Associação de Pais
A Direção da Escola convoca uma Reunião Geral de Pais da Escola e nesta reunião será designada uma Comissão Instaladora, com o objetivo de elaborar os Estatutos, e iniciar o processo de constituição da Associação de Pais:
- Esta comissão terá de solicitar à direção da escola uma declaração para autorizar a “Associação de Pais (sigla + nome completo da AP)” a usar a denominação do estabelecimento de ensino;
- Com a declaração, pedir o Certificado de Denominação ao Registo Nacional de Pessoas Coletivas (RNPC) em www.portaldaempresa.pt;
- Após a aprovação da proposta final dos Estatutos, ponto por ponto convoquem a Assembleia Constituinte da Associação, através de uma Reunião Geral de Pais e Encarregados de Educação, com a uma ordem de trabalhos que contenha:
- Eleição da Mesa;
- Inscrição de associados;
- Aprovação na globalidade dos estatutos;
- Aprovar o valor da quotização para o respetivo ano civil ou letivo;
- Eleição da Comissão Instaladora (membros da Comissão Provisória e/ou outros);
- Adesão à Federação Concelhia FEDAPAGAIA;
- Outros Assuntos.
Depois da AG é necessário elaborar a Ata da Assembleia, assinada pela mesa e publicar os Estatutos, enviando por e-mail para a Secretaria Geral do Ministério da Educação dsjc@sg.min-edu.pt os documentos:
- Estatutos da Associação, aprovados em assembleia-geral, em ficheiro Word;
- Cópia da ata de aprovação;
- Cópia do certificado de admissibilidade de denominação emitido pelo Registo Nacional de Pessoas Coletivas;
- Lista dos outorg antes dos estatutos com identificação completa
- nome, morada, contacto e BI/Cartão de Cidadão.
Após a receção destes documentos, a Secretaria-Geral procede ao registo e promove a publicação gratuita dos estatutos na página http://publicacoes.mj.pt/ (consultar pelo nome da associação).
Depois da publicação dos estatutos:
- a comissão instaladora, reúne para formar uma lista e convocar uma assembleia geral para eleição dos órgãos sociais e aprovar o plano de atividades e/ou orçamento, de acordo os estatutos aprovados;
- dão início de atividade nas finanças, com cópia da ata, nomes da direção completos, NIF de cada um dos membros do Conselho Executivo e documento do banco com NIB da conta da AP;
- o cartão de identificação fiscal, pode ser solicitado ao RNPC em www.empresaonline.pt ou presencialmente no Registo Nacional de Pessoas Coletiva e tem um custo de emissão aproximado de 14€.
associar a Associação de pais à FEDAPAGAIA
De acordo com o números 1 do artigo 5º dos Estatutos desta Federação:
“Os associados da Federação podem ser efetivos, honorários e beneméritos.
1 – São membros efetivos:
a) As Associações de Pais e Encarregados de Educação, criadas no âmbito dos estabelecimentos de ensino oficial, particular ou cooperativo, deste concelho, com estatutos depositados na Secretaria Geral do Ministério da Educação e que tenham órgãos sociais eleitos, no respeito pela lei geral em vigor;
b) A admissão dos membros efetivos faz-se por deliberação do Conselho Executivo da Federação, cabendo eventual recurso para a Assembleia-Geral da Federação.”